Biosfera 555
2017-05-20
Há mais de 20 mil milhões de animais de produção no mundo. Qual o seu impacto no equilíbrio do planeta? O Biosfera desta semana revela números impressionantes sobre consumo de água, cereais, área cultivável, poluição, emissão de gases com efeito de estufa e bem-estar animal.
Biosfera 554
2017-05-13
A cada hora que passa, desaparecem do Planeta Terra dois hectares de pradarias marinhas. A perda assume importância acrescida se tivermos em conta que este habitat serve de berço para inúmeras espécies faunísticas. Às pradarias juntam-se as grandes florestas de kelp? De norte a sul do país, cientistas e comunidades locais unem esforços pela conservação destes habitats marinhos.
Biosfera 553
2017-05-06
Esta semana, o Biosfera examina até ao miolo o pão que chega à mesa de milhares de portugueses. Na lista de ingredientes encontramos muito mais do que farinha, água e sal. Aditivos, conservantes e açúcares tornam este alimento universal menos nutritivo.
Biosfera 552
2017-04-29
O Biosfera acompanhou portugueses que vivem desligados da rede elétrica e empresas que apostaram no sistema fotovoltaico para reduzir a fatura energética. Perceba como poderá reduzir o consumo de combustíveis fósseis.
Biosfera 551
2017-04-22
Portugal tem mais de 15 mil quilómetros de estradas. A elas juntam-se outras infraestruturas lineares que diariamente comprometem a biodiversidade, matando por ano mais de dois milhões de animais por atropelamento ou colisão. O que fazer para minimizar este impacto? Como podemos promover a infraestrutura verde? Onde se situam os hotspots de mortalidade para a fauna selvagem?
Biosfera 550
2017-04-15
Atualmente, os resíduos nucleares da União Europeia são armazenados em contentores à superfície. Dos 50 mil metros cúbicos gerados todos os anos, 15 por cento são de elevada toxicidade. O que fazer com o lixo radioativo produzido pelas centrais? Estaremos seguros com os cemitérios nucleares dispersos pelo oceano?
Biosfera 549
2017-04-08
Uma creche na floresta, aulas de Ciências Naturais na praia e uma escola onde o respeito pela Natureza é um valor estruturante de toda a pedagogia. O Biosfera desta semana traz três projetos educativos em Portugal que valem a pena conhecer.
Biosfera 548
2017-04-01
Esta semana, o Biosfera analisa a evolução turística nos centros históricos de Lisboa e do Porto. Quais as oportunidades de desenvolvimento urbanístico? Que desafios enfrentam as cidades recentemente premiadas?
Episódio 10
2017-03-31
Leve e altamente resistente à água salgada, o ultra light é o equipamento ideal para paddle surf. Viaje connosco nos próximos minutos e perceba qual o segredo da confeção deste produto Bem Feito!
Episódio 9
2017-03-30
Já imaginou se a roupa que veste pudesse protege-lo de possíveis acidentes no trabalho? Hoje damos-lhe a conhecer a essência de umas calças anti-corte resistentes aos dentes cortantes de uma motoserra. Um produto altamente protetor e Bem Feito!
Episódio 8
2017-03-29
A singlete evoluiu ao longo dos tempos e é hoje uma peça muito útil na prática desportiva. Com diversos estilos e feitios, é com a tecnologia seamless que vai ser produzida a camisola que lhe vamos mostrar. Acompanhe-nos nesta viagem pela Nordstark onde pode comprovar como se confeciona um produto ?Bem Feito?.
Episódio 7
2017-03-28
Desta vez apresentamos-lhe umas peúgas especiais criadas e pensadas para os amantes de desporto. Já imaginou calçar umas meias que evitam, por exemplo, o aparecimento de bolhas quando vai correr ou caminhar? ou que se adaptem às zonas mais sensíveis do seu pé? Fique desse lado e venha conhecer umas peúgas inovadoras e ?Bem Feitas?!
Episódio 6
2017-03-27
Que características possuem as t-shirts usadas pelos árbitros da primeira divisão portuguesa de futebol? Acompanhe-nos neste ?Bem Feito? e perceba como é possível conferir respirabilidade a uma camisola e mantê-la fresca ou quente ao mesmo tempo. A explicação de todos os processos de um produto que é Bem Feito!
Biosfera 547
2017-03-25
É um dos metais mais perigosos do planeta e está presente onde menos espera. Estudos muito recentes revelam que a forma mais tóxica de mercúrio tem concentrações preocupantes no peixe que comemos e está a afetar o desenvolvimento de gaivotas e golfinhos. Os seres humanos também não estão imunes a esta contaminação: grávidas e bebés são os mais vulneráveis.
Episódio 5
2017-03-24
Um fato de bebé sem costura, é o nosso produto estrela de hoje. Parece igual a muitos outros artigos seamless, só que este é produzido em jogo fino? Quer conhecer os teares que transformam esta peça num artigo sofisticado? então fique atento porque, nos próximos minutos, vai conhecer os segredos da produção da A.Ferreira & Filhos.
Episódio 4
2017-03-23
Coloridos, opacos, transparentes, de malha ou até de renda? Como são feitos os collants femininos? Neste ?Bem Feito? saiba qual a importância da elasticidade e resistência na confeção de um collant. Todos os pormenores do processo de produção deste produto ?Bem Feito?!
Episódio 3
2017-03-22
O inverno exige roupas que o façam sentir confortável e protegido face à agressividade do tempo. No programa de hoje vai ficar a conhecer um casaco produzido a partir de matérias-primas que lhe conferem um efeito à prova de água e que, ao mesmo tempo, é respirável. É a partir da empresa COLTEC que lhe mostramos todos os passos de um tecido altamente técnico e ?Bem Feito?.
Biosfera 546
2017-03-18
Que funções ecológicas se perdem quando as paisagens ribeirinhas estão degradadas? Esta semana, o Biosfera acompanha projetos de restauro de rios implementados no norte do país. Conheça as soluções da engenharia natural para a redução dos picos de cheia.
Biosfera 547
2017-03-18
É um dos metais mais perigosos do planeta e está presente onde menos espera. Estudos muito recentes revelam que a forma mais tóxica de mercúrio tem concentrações preocupantes no peixe que comemos e está a afetar o desenvolvimento de gaivotas e golfinhos. Os seres humanos também não estão imunes a esta contaminação: grávidas e bebés são os mais vulneráveis.
Episódio 10
2017-03-14
No Marcas Top de hoje fique a conhecer a estilista que deu nome à marca. Da criatividade de Anabela Baldaque, a marca cresce e exporta as delicadas peças para o mercado nacional e internacional